É oficial: a Meta lança seu aplicativo Threads, uma nova rede social que visa competir com o Twitter. O Instagram antecipou o lançamento para o dia 5 de julho 2023 da sua rede social de textos curtos.
A informação foi revelada em abril: a Meta estava trabalhando em uma nova rede social para competir com o Twitter. Vários nomes foram mencionados na época, como Barcelona ou P92 (que é a sua denominação interna), mas por fim, o nome escolhido foi Threads - um nome diretamente inspirado no pássaro azul. Inicialmente, o novo aplicativo deveria ser lançado em todo o mundo, no entanto, devido a questões relacionadas à coleta de dados, a Europa acabou sendo excluída do lançamento. Aqui está como se parece essa nova rede social, disponível na App Store e no Google Play Store em mais de 100 países.
O que é Threads?
Em seu conceito, a nova plataforma da Meta se assemelha fortemente ao Twitter. Os usuários poderão postar textos curtos, com até 500 caracteres, para compartilhar pensamentos, histórias, opiniões, etc. Também é possível incorporar links, fotos ou vídeos com até 5 minutos de duração. Os usuários poderão curtir as postagens, 'repostá-las' (semelhante a retweetar no Twitter), compartilhá-las com um amigo ou comentá-las.
No feed, os usuários serão expostos a publicações feitas por pessoas que eles seguem, bem como a conteúdos recomendados de 'novos criadores que eles ainda não descobriram'.
Por fim, o Threads ainda não suporta o ActivityPub, o padrão aberto para redes sociais descentralizadas estabelecido pelo Consórcio World Wide Web (W3C), mas deverá fazê-lo em breve. Isso permitirá que o aplicativo seja interoperável com outras plataformas que suportem o protocolo, como Mastodon ou WordPress.
Uma rede social conectada ao Instagram
A relação de proximidade entre Threads e Instagram está no centro da estratégia da Meta. As primeiras prévias do projeto compartilhadas pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi mencionavam especificamente um 'Instagram para seus pensamentos'. De fato, nas lojas de aplicativos, a rede social é claramente chamada de 'Threads, um aplicativo do Instagram'. Essa proximidade também pode ser encontrada no design da interface, que incorpora os elementos visuais do aplicativo de compartilhamento de fotos, tanto nos ícones quanto na tipografia. O primeiro thread postado pela conta do aplicativo menciona o seguinte:
“Você nos encontrou! Se você usa o Instagram, algumas partes deste aplicativo provavelmente lhe parecem familiares. Estamos aqui para promover um espaço positivo e criativo onde você pode expressar suas ideias. Desta vez, tudo gira em torno da conversa.”
No seu funcionamento, o aplicativo está diretamente ligado ao Instagram. Os usuários poderão se conectar a partir de sua conta do Instagram, mantendo seu nome de usuário e até mesmo seus contatos. A Meta, que tem a ambição de atrair "dezenas de milhões de usuários nos primeiros meses de serviço", garante assim ter uma base de usuários considerável desde o lançamento do aplicativo. Claramente, a estratégia da empresa já está dando resultados: apenas 7 horas após o lançamento, Threads já tinha 10 milhões de usuários.
Meta se beneficia das turbulências do Twitter
O timing adotado pela Meta para lançar seu aplicativo não é insignificante. Desde a chegada de Elon Musk à liderança do Twitter, a rede social implementou uma série de modificações que degradaram a experiência do usuário. Com sua nova formulação Twitter Blue, o aplicativo tornou muitas funcionalidades antes gratuitas, pagas, e a direção pareceu demonstrar amadorismo na gestão da plataforma em várias ocasiões (como na introdução de verificação paga ou na limitação de tweets).
Embora muitos atores gostariam de aproveitar essa situação, como Mastodon ou Bluesky, Threads tem uma grande vantagem com sua ampla comunidade Instagram e uma interface familiar para os usuários. Na sequência do lançamento do aplicativo, o Twitter acusou a Meta de ter contratado alguns de seus ex-funcionários e de ter se beneficiado de informações confidenciais.